Você ainda pode sofrer de FODA (então saiba o que é e como lidar)

Anelaria




Pode não parecer agora, mas em algum momento o mundo vai voltar ao “normal”. E você voltará a fazer coisas fora de casa, saindo com a família, os amigos e (por que não?) os contatinhos. Mas se esse tempo sem praticar te deixa com receio de sair de novo com aluguem, não se preocupe. Isso pode ser FODA.

O nome Fear of Dating Again (expressão em inglês para Medo de Voltar a Ter Encontros, em tradução livre) surgiu nos últimos meses para explicar a ambivalência que podemos sentir em relação a um primeiro encontro com outras pessoas depois disso tudo. Uma mistura de ansiedade e medo.

Parece brincadeira, ainda mais com essa sigla e seu significado em português. Mas tem gente realmente estudando isso. Para entender (e ver se você está com FODA), continue lendo.

https://www.youtube.com/watch?v=NvKi3MH2FxM

O que é FODA

A ideia geral é que o medo e a incerteza vão permanecer em nossas vidas, mesmo quando o mundo se abrir novamente (o que sabe-se lá quando vai ser por aqui, mas em alguns países já é realidade). E que, considerando tudo o que passamos – mortes, revoltas sociais, isolamento, estresse, ansiedade -, não podemos esperar que vamos agir da maneira que agíamos antes da pandemia.

Além das habilidades de flerte terem ficado enferrujadas (o que era mesmo que não podia fazer em um primeiro encontro?), há ainda a incerteza sobre como se portar diante de alguém por quem você tem interesse. Quando tiramos as máscaras? Devemos dar as mãos? Pode se beijar normalmente? E se for muito bom e todo mundo entrar em lockdown de novo e eu não puder mais ver essa pessoa por semanas? No fim, parece que nem vale a pena. Isso é FODA.

Mas não se preocupe. A ansiedade social já reinava mesmo antes da pandemia e muita gente está passando pelo mesmo. E ninguém vai te obrigar a nada. Então pode ir se preparando com calma para quando a hora chegar.

Medo de sair? Não saia

Como lidar com o FODA

1. Antes de tudo, só saia de casa por um motivo desses quando for seguro para todos. Isso vai evitar que você se coloque e a outros em risco, além de te deixar mais tranquilo enquanto a sua saúde.

2. Seja honesto: diga que você não se sente confortável ainda se pintar um papo desses. É melhor deixar passar alguém que não consegue respeitar seus limites do que se sentir desconfortável durante um encontro.

3. Os humanos se sentem desconfortáveis com o desconhecido e a incerteza, por isso a pandemia está sendo tão difícil. É comum se preocupar com o futuro, mas nenhum de nós sabe o que vai acontecer. Então, assim que possível, curta o agora.

4. Permita-se dar pequenos passos. Ninguém está dizendo que você vai precisar ter cinco encontros por semana ou ir a uma orgia assim que atingirmos a imunidade coletiva. Você pode demorar, fazer uma coisa de cada vez.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/voce-ainda-pode-sofrer-de-foda-entao-saiba-o-que-e-e-como-lidar

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥