Veja o que causa artrose no joelho e os principais tratamentos

Anelaria




O passar dos anos cobra o seu peso para qualquer pessoa. Não é a toa que sempre ressaltamos os principais cuidados que devemos ter com a nossa saúde, como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. Nesse sentido, entender o que causa as doenças mais comuns na terceira idade, como a artrose no joelho, é muito importante.

As articulações estão entre as estruturas que mais sofrem no corpo e esse cenário pode se tornar ainda pior sob algumas circunstancias, trazendo sintomas bastante indesejáveis, como dores intensas, rigidez no local e falta de firmeza.

Para entender exatamente o que é a artrose no joelho e conhecer os principais tratamentos, continue a leitura!

Afinal, o que é a artrose no joelho?

A artrose no joelho, que também é chamada de osteoartrose ou osteoartrite, nada mais é do que uma doença que se caracteriza pelo desgaste na cartilagem da região, podendo afetar a mobilidade, a funcionalidade e o estilo de vida do paciente. Vale lembrar que ela pode ocorrer em outras articulações, como mãos, quadris e assim por diante.

Embora possa surgir em diversas idades, a sua incidência aumenta consideravelmente com o avanço dos anos, sendo muito mais frequente na população idosa. O diagnóstico é feito pelo médico, usualmente o ortopedista, a partir do histórico do paciente, de algumas avaliações físicas e de exames de imagem.

O que causa a artrose no joelho?

Como mencionamos, a artrose no joelho e em outras partes do corpo tem uma forte relação com a idade, tendendo a piorar com o passar do tempo. Seus principais sintomas são dor nos joelhos, rigidez articular, falta de firmeza, entre outros.

Além do desgaste natural da articulação ao longo dos anos, sendo esse um processo degenerativo, outros fatores podem ocasionar o quadro, como traumas e lesões na região, o excesso de peso, doenças reumáticas e desvios de alinhamento da perna, por exemplo.

Quais os tratamentos para artrose no joelho?

Existem diversos tratamentos para a artrose no joelho e os pacientes devem ser avaliados de maneira adequada, de forma a identificar a causa do problema e possíveis soluções. Mais do que medicamentos para alívio da dor, é possível traçar uma estratégia ampla, com condutas que possam melhorar a qualidade de vida do paciente.

Nesse processo, o fortalecimento muscular é muito importante, o que pode ser alcançado com a realização de exercícios guiados por um profissional capacitado. Também é essencial controlar a alimentação e montar um bom plano nutricional para evitar o sobrepeso.

Por fim, pode ser recomendável a cirurgia, tanto para correção do alinhamento quanto para o uso de próteses.

Como você pôde ver, a artrose no joelho é um problema que pode atingir qualquer pessoa, embora esteja relacionado com a idade. Ao saber identificá-lo e conhecendo os principais tratamentos, você tem a chance de tomar as decisões certas, mantendo sua qualidade de vida e reduzindo as chances de agravar o quadro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre artrose no joelho e os principais tratamentos, que tal ficar por dentro de outros conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://doctorshoes.com.br/blog/saude/artrose-no-joelho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=artrose-no-joelho

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥