O que fazer quando descobrir que as pessoas não gostam de você

Anelaria




O que fazer quando as pessoas não gostam de mim

Seus amigos sumiram? Ninguém mais te cumprimenta na rua? Você foi eliminado de um reality show com rejeição recorde? Talvez isso indique que as pessoas não gostam de você. E isso é muita coisa para lidar. Mas, se acalme, é possível parar para pensar no que fazer.

Primeiro, você tem que descobrir se fez algo para merecer o desgosto de outras pessoas. Aí um caminho de possibilidades de autocompreensão e reparações se abre. Caso você não seja de fato uma pessoa execrável, um vilão de novela, mas tem a sensação de que todos te odeiam, fique calmo. Provavelmente é só uma sensação. E há coisas as se fazer quanto a isso.

Vamos por partes.

Sou uma pessoa ruim?

Basicamente, todos nós temos algo que justifica nossos comportamentos. O que pode ser considerado um mau comportamento para uma pessoa pode parecer mais razoável para alguém que vem de uma origem diferente. E vice-versa.

Mas saiba que muitas das escolhas que você faz afetam outras pessoas. Quando contamos mentiras, por exemplo, sem pensar que alguém pode sofrer as consequências disso, damos corda para a sensação de que as pessoas não gostam de nós. Dependendo do caso, isso pode fazer até alguém ser “cancelado” por aí.

É preciso pensar se você se importa com quem você machuca e faz isso de propósito ou se nem pensou na possibilidade da pessoa se magoar. Esse é o primeiro passo para examinar seu comportamento mais de perto.

O que fazer para reparar meus erros

Como reparar seus erros

A simples escolha de não fazer coisas que outras pessoas possam ver como ruins pode ser um caminho correto. Comprometer-se a contar menos mentiras, por exemplo, é um passo significativo. Mas á outras coisas a se fazer.

Passe mais tempo com pessoas diferentes – Viver em uma bolha pode limitar sua visão. Passar um tempo com uma variedade de pessoas, mesmo aquelas com as quais você acha que não tem muito em comum, pode ajudá-lo a ter mais empatia. Ler e ouvir histórias de experiências humanas também pode ajudar a expandir sua visão sobre diferentes pessoas e culturas.

Pratique bondade aleatoriamente – Fazer algo por alguém também traz benefícios para a sua saúde mental. Se você acha difícil se importar com os outros, fazer uma ação gentil todos os dias pode ajudá-lo a desenvolver mais empatia.

Considere as consequências de suas ações – Em vez de agir por impulso, pergunte-se se seu comportamento pode ter um impacto negativo sobre alguém. Nem sempre é possível não ferir a todos. Mas se você agir com cuidado poderá evitar dores desnecessárias. Refletir sobre as coisas também pode ajudá-lo a encontrar uma solução que seja melhor para todos os envolvidos.

Não se julgue muito – Pode ajudar a mudar lembrar-se de que todos cometem erros. Você pode ter machucado pessoas, mas não é o único que já fez isso. O mais importante é aprender com os erros e crescer com o passado para evitar magoar as pessoas no futuro.

Defina seus valores – Ter valores claramente definidos pode ajudar a ter uma vida mais gratificante. Pergunte a você mesmo o que é mais importante: honestidade, confiança, gentileza, comunicação, integridade, responsabilidade, etc. Em seguida, identifique as mudanças que podem te levar até isso: falar mais a verdade, honrar seus compromissos, dizer às pessoas quando algo está te incomodando.

Busque terapia – Essa é a principal ajuda que você pode encontrar para ser uma pessoa melhor. Até porque dificilmente alguém faz coisas ruins sem que haja um problema subjacente de saúde mental. E um profissional pode descobrir isso. A terapia é um lugar seguro para aprender mais sobre o que move seu comportamento e aprender maneiras mais produtivas de atender suas necessidades. Um terapeuta ético e compassivo oferecerá apoio sem fazer julgamentos.

Eu me vejo pior do que realmente sou?

Sou uma pessoa ruim?

Há chances de que ninguém te odeie ou de que você esteja apenas com a sensação de que outras pessoas não gostam de você. Sentir que todo mundo te odeia é uma experiência muito comum e um sentimento que geralmente passa em pouco tempo, mas ainda assim pode causar uma angústia muito real.

Mas mesmo quando sabemos disso lá no fundo, a noia de que as pessoas não gostam de você pode superar a lógica. No fim, acabamos nos sentindo mais solitários do que o normal. Então quando você estiver preocupado que todos te odeiem, tente dar a si mesmo algum espaço a partir dessa reação emocional imediata e, em vez disso, observe os fatos. A menos que você tenha dito ou feito algo doloroso ou ofensivo, como vimos acima, isso tudo é coisa da sua cabeça.

Se esse for um sentimento constante, você pode estar ansioso ou enfrentando algum tipo de paranoia. Considere entrar em contato com um profissional de saúde mental. Um terapeuta é sempre a melhor opção e é aconselhável procurar ajuda profissional quando seus sentimentos: extravasam em seus relacionamentos, afetam seu desempenho nos estudos ou no trabalho, duram mais do que alguns dias ou continuam voltando sempre, impedem você de aproveitar a vida.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/o-que-fazer-quando-descobrir-que-as-pessoas-nao-gostam-de-voce

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥