O guia do preguiçoso para passar roupa (só quando for necessário)

Anelaria




O guia do preguiçoso para passar roupa

Há dois tipos de pessoas: as que amam passar roupa e as que odeiam. Se você está no segundo grupo ou apenas não se importa o suficiente e tem preguiça de usar o ferro, fique tranquilo. Sabemos que a sociedade te julga pelas camisas amassadas, então não estamos aqui para fazer o mesmo.

Pelo contrário, vamos ajudar. Passar roupa pode ser necessário dependendo da ocasião. Mas isso não significa que seja essencial para todas as peças – ou que precise ser um trabalho imenso. Então veja a seguir como se livrar do ferro de passar e como usá-lo de um jeito prático quando for inevitável.

Truques para não precisar passar roupas

Há peças que não precisam e nem devem chegar nunca perto de um ferro. A maioria dos tecidos sintéticos, por exemplo, está dispensada. Há outros que você pode tentar contornar seguindo alguns desses hacks:

Roupas no varal do jeito certo amassam menos

  • Compre roupas que não amassam: peças feitas de poliéster, náilon ou aquelas que venham com o aviso “não passar a ferro” na etiqueta.
  • Antes colocar a roupa na máquina, separe as peças em sacos de lavar para minimizar o enrugamento durante a lavagem.
  • Para as peças delicadas, além dos sacos de lavar roupa use sempre o ciclo delicado da máquina.
  • Aperfeiçoe a sua técnica de estender as roupas para que as peças sequem sem enrugar. Vale sacudir bem cada peça antes de pendurar, usar cabides bons para pendurar blusas e camisas e evitar marcas de pegador desnecessárias (prenda sempre nas axilas, no cavalo, etc.).
  • Dobre com cuidado suas roupas imediatamente após tirá-las do varal.
  • Antes de tomar banho, pendure suas roupas amassadas no banheiro para que possam aproveitar o vapor do ambiente e desamassar.

E quando é inevitável passar roupa?

Ok, se você trabalha fora de casa e está sempre de camisa social ou uniforme, é melhor passar suas roupas. Pode pegar mal na sua empresa um funcionário com roupa amassada.

No inverno até é possível usar camisetas amassadas por baixo do moletom ou suéter, ou apenas passar as golas e punhos das camisas (só o que fica visível, claro). Tem gente até que, se usa terno, passa só a parte da frente da camisa.

Mas vamos supor que chegou a hora de passar de verdade algumas roupas. Aqui vai um guia prático para fazer isso de maneira indolor.

Passe suas roupas do jeito certo

  1. Arrumando um bom local – Coloque sua tábua de passar (pode ser grande ou pequena, mas precisa ser tábua porque ferro estraga colchões e mesas, viu?) em um local tranquilo. Pense que o fio do ferro é uma armadilha perigosa e não pode ficar no caminho porque alguém pode tropeçar. Veja se o ferro e a tábua estão limpos. Qualquer sujeira pode derreter e manchar as roupas.
  2. Separe os tipos de roupas – As etiquetas indicam o que pode e o que não pode ser passado. Se você tem várias coisas para passar, é mais fácil começar com os tecidos que precisam de menos calor (híbridos de algodão com poliéster, por exemplo) e depois passar para os que precisam do ferro mais quente (algodão ou linho). Isso economiza energia, tempo e ainda previne acidentes, então deixe na ordem.
  3. Água à mão – Geralmente, é melhor passar as roupas enquanto elas ainda estão um pouco úmidas. Por isso os ferros a vapor funcionam bem. Mas é possível adicionar umidade borrifando água ou até mesmo algum produto de passar.
  4. Passe do avesso – Funciona na maioria dos tecidos e evita que eles fiquem brilhando. Se for algo de veludo ou veludo cotelê, então, é fundamental passar do avesso para não estragar – e o mesmo vale para estampas de camisetas.
  5. Sempre no mesmo sentido – O ideal é passar o tecido no sentido do comprimento para evitar que elas alarguem. Se as peças forem penduradas imediatamente após o ferro, vão manter a aparência de passadas por mais tempo.
  6. Chegando no nível hard – Golas, punhos, bolsos ou bainhas de camisas costumam ter o dobro da espessura do tecido, então passe primeiro por dentro e depois por fora evitar que fiquem amassadas. O vapor e a umidade nessas áreas são muito úteis. E nunca passe o ferro por zíperes, botões ou qualquer decoração.
  7. Divirta-se – Passar roupa é um trabalho que requer atenção, mas é super mecânico. Você pode aproveitar para deixar rolando uma série no na TV, ou um jogo de futebol – com cuidado. O ideal é colocar seu podcast preferido para escutar e manter os olhos na ação.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/modamasculina/o-guia-do-preguicoso-para-passar-roupa

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥