Início do fim: o que vem depois da vacina da COVID-19

Anelaria




A notícia mais esperada dos últimos meses finalmente foi dada: no dia 17 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da Coronavac e também da vacina de Oxford no Brasil

Suspiros de alívio foram dados por muitos brasileiros. 

Mas, a gente espera, suspiros com máscara. Pois, mesmo com o início da campanha de vacinação, máscara e isolamento social continuam imprescindíveis. Aliás, mesmo depois que chegar a sua vez de ser imunizado. Está sabendo, né?

O que vem depois da vacina da COVID-19

Em resumo, depois da vacina da COVID-19, a gente vai precisar voltar para casa e seguir em quarentena. A indicação é que, depois da primeira dose, quem estiver imunizado fique em casa e aguarde a segunda dose. Em seguida, são pelo menos mais 15 dias em casa para que a vacina atinja o nível de eficácia necessário. 

Quando isso acontecer, você vai sair de casa de máscara e evitar aglomerações. Sim, o tal do novo normal vai continuar por um tempo ainda.

juicysantos.com.br - depois da vacina da COVID-19Imagem: Divulgação/Instituto Butantan 

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são essenciais para o combate de doenças fatais. Anualmente, cerca de 5 milhões de mortes são evitadas por conta das imunizações que a gente toma desde a infância.  

A lógica é a mesma no caso das vacinas contra o coronavírus. Mas os cuidados básicos como, por exemplo, o uso de máscara e a higienização das mãos devem continuar por um tempo depois da vacina tomada. Quem explica é a infectologista Beatriz Quental.

“A  vacinação vai reduzir o número de pessoas doentes e, portanto, a disseminação do vírus. Porém, acreditamos que ele vai continuar circulando”.

Para que a circulação seja interrompida, a OMS prevê que cerca de 65% a 70% da população mundial deva estar vacinada. Em outras palavras, até lá, a nossa rotina não deve mudar tanto. Apesar de sabermos que, caso sejamos infectados, as chances de a doença avançar para algo grave são praticamente nulas. 

Etapas da vacinação no Brasil

No último domingo, 17 de janeiro, os primeiros brasileiros já foram vacinados em São Paulo. Mas a campanha de vacinação começou oficialmente no dia seguinte em todo o estado. Segundo o cronograma, a campanha será dividida em quatro etapas e contará com duas doses (com intervalo de 20 dias entre elas). 

Têm prioridade na vacinação contra a COVID-19 no Brasil:  

  • Profissionais de saúde;
  • Idosos;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Indígenas. 

A Prefeitura de Santos já liberou como será o calendário da primeira fase da campanha. Se você ainda não conferiu, é só clicar aqui. Se você não será imunizado neste primeiro momento e deseja saber quando será a sua vez, clique aqui e saiba o seu lugar na fila da vacina.



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://www.juicysantos.com.br/vida-013 Tic Brei/novidades-da-cidade/depois-da-vacina-da-covid-19/

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥