Entenda o que é e quais os principais sintomas da osteocondrite

Anelaria




Você sabe ou já ouviu falar em osteocondrite? Entender sobre o assunto é importante, já que se trata de uma inflamação que atinge os ossos e cartilagens, gerando a perda de suprimentos de sangue nesses locais e o surgimento de uma lesão interna que provoca dores e limitações em determinados movimentos. Ocorre com maior frequência entre pessoas jovens do sexo masculino, além de afetar na maioria dos casos os joelhos e cotovelos.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, elaboramos este conteúdo. Confira!

Como a doença acontece?

As causas da osteocondrite ainda é desconhecida em grande parte dos casos. Entre as possibilidades estão a redução do fluxo sanguíneo para a extremidade do osso afetado, lesões leves recorrentes, pequenos e múltiplos episódios de lesões não diagnosticadas que danificam a região, bem como fatores genéticos envolvidos ajudam no desenvolvimento do problema.

Quais são os principais sintomas da osteocondrite?

Existem alguns sintomas que podem ser observados com mais frequência nas pessoas acometidas por essa condição. São eles:

  • dores – podem ser sentidas nas articulações atingidas e dificultam os movimentos mais simples;
  • edema – também conhecido como inchaço, o indivíduo acometido pela doença também pode apresentar vermelhidão nas articulações, devido à acumulação de líquidos;
  • limitação dos movimentos – muitas pessoas afetadas reclamam que, além das dores, os movimentos naturais também são prejudicados. Em situações em que a região afetada foi o cotovelo, por exemplo, os pacientes não conseguem esticar os braços por completo;
  • ossos saltados – gera a protuberância dos ossos, que tem como causa a separada ocorrida entre o osso e a cartilagem.

Quais são as opções de tratamento

O tratamento não é o mesmo para todos os pacientes, já que dependerá de vários aspectos, como idade, grau da lesão, peso, gravidade dos sintomas, entre outros. No caso de indivíduos mais jovens, o tratamento é realizado por meio da redução de atividades físicas e administração de anti-inflamatórios e analgésicos — um método mais conservador pode apostar com o auxílio de fisioterapia, muletas e imobilizadores.

Já nos casos mais complexos, o médico indica a cirurgia como o meio mais adequado, sendo a artroscopia o mais comum. Nessa situação, o especialista faz incisões na região atingida para remover a cartilagem que se encontra solta.

Como é possível prevenir a osteocondrite?

A osteocondrite pode ser prevenida evitando traumas ou lesões na articulação afetada, além de reforçar a musculatura ao realizar esportes e manter um preparo física adequado, com orientação de um profissional qualificado. Então, é importante estar atento a esses cuidados.

Agora que você entende o que é osteocondrite, causas, sintomas, formas de tratamento e o que pode ser feito para evitá-la, ao observar qualquer anormalidade, o ideal é buscar a ajuda de um médico especialista, que analisará os sintomas, fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor métodos para tratar de forma correta e eficiente. 

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a sua visita no blog e saiba mais sobre o que causa a artrose no joelho e quais são os principais tratamentos para o problema.



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://doctorshoes.com.br/blog/saude/osteocondrite/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=osteocondrite

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥