Dor no tornozelo: entenda as principais causas e como tratar!

Anelaria




Você está fazendo a sua caminhada e de repente começa a sentir um incômodo que se estende para uma dor no tornozelo. A sua primeira reação, é claro, é continuar andando, mas é preciso atenção. Apesar de ser até uma sensação comum, principalmente quando se exercita frequentemente, é necessário cuidado, ainda mais se essa situação acontece devido a alguma lesão anterior.

Como sabemos que a dor no tornozelo é um desconforto comum, neste texto vamos explicar para você as principais causas e como tratá-la. Confira!

O que é a dor no tornozelo?

Antes de mais nada, é preciso que você entenda o que compreende a região do tornozelo em nosso corpo. Ela é conhecida como articulação tíbio-társica e tem o papel de fazer a ligação da nossa perna ao nosso pé. Formada por três ossos, a tíbia e fíbula na perna e o tálus no pé, é uma região que constantemente sofre desgastes.

Isso acontece justamente por ser uma região que está exposta tanto ao peso do corpo, quanto à estabilidade do chão. Resultando em uma pressão constante na articulação da região e nos ossos. Logo a dor no tornozelo se caracteriza pelo incômodo na região entre a perna e o pé, estando localizada tanto nos ossos, nas articulações, ou mesmo nos músculos.

Quais são os principais sintomas?

Como existem diferentes tipos de causas para esse tipo de dor, muitos dos sintomas dependerão do que aconteceu anteriormente, ou até, se o indivíduo tem algum tipo de doença propícia a gerar esse desconforto na região. No entanto, geralmente, os sintomas principais são:

  • inchaço;
  • formigamento;
  • instabilidade;
  • rigidez;
  • dificuldade para se sustentar;
  • queimação na região.

Quais as 7 principais causas da dor no tornozelo?

De fato, essa é uma área bastante instável e que, dependendo do esforço empregado, pode sofrer constantes lesões. Além disso, alguns problemas na estrutura óssea, musculatura ou articulação podem tornar a região mais propícia à dor. Aqui, separamos algumas das principais causas. Confira!

Osteoartrose

Afetando, principalmente, a cartilagem articular a osteoartrose é uma enfermidade que provoca uma degeneração no revestimento ósseo, logo ele sofre mais desgaste ao longo do tempo. Ela é comumente conhecida como artrite e ocorre, geralmente, em pessoas mais velhas. Entre os sintomas estão: a predisposição para fraturas nos ossos e ligamentos, imobilidade e dor intensa.

Tendinite

Quando há inflamação dos tendões ao nível que começa a afetar a articulação do corpo, nós chamamos de tendinite. Essa é uma doença que ocorre em diferentes áreas, inclusive, no tornozelo. A sua causa pode ser o uso constante da articulação, principalmente, em atividades de alto impacto, como acontece nos esportes. Além da dor, também há um inchaço e rigidez na região.

Gota

Essa é uma doença bastante comum em homens caracterizada por uma artrite devido às altas concentrações de ácido úrico no sangue. Principalmente, no caso do tornozelo, é formado pequenos cristais de sódio que ficam grudados na articulação, gerando dores agudas.

Problemas na pisada

Muitos não prestam tanta atenção à forma como seu pé se acomoda toda vez que andam. Mas o seu tipo de pisada tem relação direta com diversos problemas no pé, tornozelos e até coluna que podem aparecer ao longo do tempo. No total, existem três tipos de pisadas:

  • supinada: o peso tende a se concentrar na parte de fora dos pés;
  • pronada: aqui, o peso do corpo fica vai todo para a região do interior dos pés;
  • neutra: a pisada é equilibrada e o peso do corpo fica bem distribuído, é o tipo de pisada ideal.

Especialmente, o primeiro e o segundo são pisadas que forçam mais a articulação do tornozelo, inclusive, modificando a sua direção, forçando para dentro ou para fora. Ao longo do tempo, isso gera dor e até lesões mais graves.

Lesões e traumas

Lesões e traumas são as causas mais comuns para dor no tornozelo, esse tipo de situação causa dificuldade de se movimentar, além de deixar a região inchada e com roxo. Dependendo do impacto, ligamentos podem ser rompidos causando muita dor e imobilidade.

Infecção

Nesse caso, a dor no tornozelo pode estar relacionada a alguma ferida na região que infeccionou. Diabéticos têm mais tendência a sofrer de infecção, principalmente, quando os seus machucados não são tratados corretamente. Como a diabete não tratada destrói os nervos dos pés, tornando a região insensível, um machucado pequeno pode passar despercebido e infeccionar, provocando bastante dor.

Bursite

Quando ocorre inflamação na bursa (sacos cheios de líquido que servem para amortecer os tendões), nós chamamos de bursite, a tendência é que ocorra dor. Existe até uma síndrome específica da região do calcanhar, a síndrome de Haglund.

Como aliviar a dor?

Como acompanhamos no tópico anterior, existem muitos motivos para que alguém tenha dor no calcanhar. Por isso, é importante o diagnóstico médico, antes de tentar qualquer atitude preventiva, para que seja aplicado o tratamento correto. De qualquer forma, é possível realizar alguns procedimentos para aliviar até descobrir qual é a causa. Elas são:

Faça uma compressa com gelo

Em inflamações mais recentes, seja por um trauma ou lesão, é recomendável colocar uma compressa de gelo no local. Isso ajuda a diminuir o inchaço é um bom anti-inflamatório, auxiliando na cicatrização.

Mantenha o tornozelo elevado

Ao sofrer uma lesão ou trauma, manter os tornozelos elevados é uma boa forma de diminuir os hematomas e inchaços do local.

Imobilização

Por último, o ideal é evitar andar quando sofre algum trauma ou lesão. Além de imobilizar a região com um estabilizador próprio, até que os tendões cicatrizem.  

Ao longo deste texto, você viu as principais informações sobre dor no tornozelo e como esse desconforto pode ter diferentes causas, desde traumas até doenças, como gota e bursite que tornam a região propícia a trazer esse incômodo para o indivíduo. Destacamos aqui que, em alguns casos, como em que o lesionado tem alguma enfermidade é crucial procurar ajuda especializada para o tratamento. Além disso, traumas mais graves que imobilizam a região é recomendado também buscar por ajuda de um ortopedista para que ele avalie quais serão os próximos procedimentos. 

Este post foi útil para você? Quer continuar acompanhando conteúdos como esse? Então, curta a nossa página no Facebook!



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://doctorshoes.com.br/blog/saude/dor-no-tornozelo/

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥