Depressão em idosos: veja 5 dicas para evitá-la!

Anelaria




A terceira idade traz consigo vários fatores como aumento da dependência, doenças que afetam a mobilidade, perda de pessoas queridas, redução do contato social, ausências dos familiares que não ficam tão presentes como de costume e demais situações que podem ocasionar na depressão em idosos.

Essa condição é caracterizada por meio da tristeza excessiva em um tempo prolongado, além do surgimento de desânimo, alterações no sono, falta de energia, falta de apetite etc. Contudo, muitas vezes, isso pode ser visto como “frescura” por parte de outras pessoas, o que é um erro que faz com que a pessoa se sinta cada vez mais solitária.

Devido a gravidade do assunto e as consequências que a depressão em idosos pode provocar, elaboramos este conteúdo para dar 5 dicas incríveis de como evitá-la. Confira!

1. Ofereça atenção

Entre as principais reclamações dos idosos está a diminuição da atenção de filhos, netos e demais parentes. Sendo assim, uma ação que os familiares precisam desenvolver diante de uma possível depressão é fornecer todo cuidado possível. Medidas simples podem ajudar nesse processo, como fazer visitas, perguntar como foi o dia, conversar, enfim, reservar um período do dia para passar com o idoso.

2. Separe um tempo para o lazer

Muitos idosos acabam passando todos os dias dentro de suas residências, seja pelo fato de problema de saúde, dificuldades motoras ou, até mesmo, falta de companhia por não conseguir se locomover sozinho. Porém, ficar muito tempo em um mesmo local sem fazer nada pode gerar muitos impactos negativos, inclusive para a saúde mental.

Dessa forma, uma alternativa é separar um tempo para o lazer com a família. Você pode planejar as atividades previamente, como ter um almoço fora de casa, realizar um passeio no parque, sair às compras, entre outras opções que sejam capazes de quebrar a rotina e proporcionar momentos felizes para ambas partes.

3. Incentive a formação de grupos

O isolamento social que surge naturalmente com a terceira idade, também é um fator de risco para o acometimento de depressão em idosos. Nesse caso, uma boa ideia é que ele possa conviver com pessoas que tenham os mesmos interesses. A finalidade é que o idoso possa se sentir inserido em alguma prática que lhe proporcione prazer, como dançar, viajar, fazer artesanato, passear ou ter apenas alguém para conversar.

Existem várias maneiras para o idoso fazer novas amizades, uma delas são as instituições que fazem encontros para promover esse convívio social, que deve ser estimulado para elevar o grau de felicidade.

4. Possibilite que o idoso realize as coisas que gosta

Como já foi dito, a terceira idade desencadeia diversos problemas físicos, no entanto, com os cuidados e tratamentos adequados, isso não impede que o idoso possa realizar as atividades que gosta.

Por este motivo, permita que seu ente querido ocupe a mente com pequenas tarefas no dia a dia que possam gerar algum tipo de alegria e satisfação para ele. Além disso, é importante reservar um tempo para ensiná-lo novas funções, por exemplo, aprender uma dança, tocar um instrumento e demais opções.

5. Conte com o auxílio de um especialista

Além de apresentar sintomas específicos, a depressão em idosos também requer um cuidado especial em relação ao tratamento. Isso porque, os medicamentos que normalmente são recomendados pelos psiquiatras podem provocar alguns efeitos colaterais ou agravamento de doenças prévias.

Dessa maneira, é fundamental contar com a ajuda de um especialista para tratar das pessoas que se encontram na terceira idade e indicar o melhor tratamento a ser aplicado.

Agora que você entende o que é a depressão em idosos, suas causas e sintomas, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e, dessa forma, proporcionar uma velhice saudável, tranquila e feliz ao seu ente querido.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro de publicações atualizadas sobre outros temas!



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://doctorshoes.com.br/blog/saude/depressao-em-idosos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=depressao-em-idosos

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥