Como será a volta às aulas 2021 em Santos e região

Anelaria




A volta às aulas 2021 em Santos e região – e, aliás, em praticamente todo o país – será diferente desta vez. Não é uma simples volta à rotina, mas, provavelmente, o retorno às escolas depois de praticamente um ano com aulas remotas. 

Sim, as aulas presenciais devem ser uma realidade neste ano letivo. 

De acordo com o que foi estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, a garotada que está matriculada nas escolas estaduais vai ao colégio no dia 1º de fevereiro. A partir desta data, as escolas devem funcionar de maneira híbrida. Em outras palavras: os alunos terão tanto aulas presenciais quanto a distância, de maneira alterada, para evitar as salas lotadas.

Já no caso das escolas municipais, cabe às prefeituras decidir como as coisas vão funcionar.

Se você tem criança aí na sua casa e ainda está confuso, nós entramos em contato com a prefeitura de cada uma das cidades da Baixada Santista para saber:

Como será a volta às aulas 2021 em Santos e região

1. Santos

Em Santos, a Secretaria de Educação já fez o planejamento e organização da volta às aulas presenciais (escolas municipais). Mas o retorno dependerá do cenário epidemiológico, ou seja, ainda não é uma certeza. Se acaso os índices da COVID-19 estiverem dentro do esperado, o retorno presencial será escalonado da seguinte maneira:

  • 1º de fevereiro – a partir do Jardim, incluindo fundamental I, fundamental II e EJA;
  • 22 de fevereiro – Maternais 1 e 2;
  • 8 de março – Berçários 1 e 2.

De acordo com a divulgação, as escolas municipais já receberam itens de proteção individual e material de higienização para o possível retorno. Entre os quais estão, por exemplo, máscaras de tecido, face shields, álcool em gel, termômetros e tapetes sanitizantes. Serão adquiridos, também, tótens para álcool em gel.

2. São Vicente

Segundo informações da Prefeitura de São Vicente, por lá, o calendário letivo está previsto para ter início em fevereiro.

Medidas para prevenção e combate ao coronavírus serão tomadas. Entre as quais estão, por exemplo, a adequação do horário de funcionamento dos turnos com flexibilização para a limpeza, disponibilização de pontos de água para lavagem das mãos, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, organização de locais abertos e ventilados para realização das atividades escolares.

Ainda segundo nos informaram, atualmente a Seduc está visitando as escolas para avaliar as reais condições estruturais de cada unidade, a fim de que o retorno aconteça de maneira segura.

3. Guarujá

Em Guarujá, as aulas presenciais recomeçam a partir de fevereiro. De acordo com a divulgação, para manter a segurança de alunos e professores, foi adotado o sistema híbrido. Em resumo, enquanto uma parte dos alunos estará em sala de aula e outra terá aulas remotas. As turmas serão revezadas. 

O sistema começa a valer em 8 de fevereiro – tanto para escolas municipais quanto estaduais. Já o retorno das creches teve início em janeiro.

* As datas são uma previsão e podem sofrer alterações 

4. Cubatão

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o retorno das aulas em Cubatão está previsto para o dia 8 de fevereiro. A princípio, as aulas acontecerão de maneira remota. Até o momento, não há informações sobre quando e como será a volta presencial.

5. Peruíbe

Em Peruíbe, foi elaborado o ‘Plano de retomada das aulas presenciais’  para a rede municipal de ensino. Entre outras coisas, o objetivo é entender o que os alunos conseguiram aprender em 2020 e recuperar a aprendizagem.

No momento, a Educação aguarda orientações e autorização da Secretaria de Saúde para o retorno das aulas presenciais ou não. Se acaso a autorização for feita, as aulas começam de maneira híbrida (com capacidade diária de 25% dos alunos em sala). Além disso, a retomada acontecerá por fases e vai avançar paulatinamente, de acordo com o sucesso das ações da fase anterior, até atingir os alunos menores (creche, de 0 a 3 anos).

6. Mongaguá

Em Mongaguá, a volta às aulas ainda não está definida. Mas o objetivo é que as creches retornem ainda em janeiro, com restrições, e, logo em seguida, as escolas façam o mesmo (em fevereiro). A retomada deve acontecer de forma gradual, ou seja, o ensino remoto continuará sendo uma realidade entre os estudantes da cidade.

A data para a definição oficial não foi divulgada.

7. Bertioga

Ainda não informado 🙁

8. Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande está em fase de estudos sobre como será feita a retomada do ano letivo de 2021. Na última quarta-feira, 13 de janeiro, por exemplo, a prefeita, Raquel Chini, e a secretária de Educação, Cida Cubília, participaram de uma reunião virtual com o Governo do Estado sobre o tema.

De acordo com a divulgação, o retorno presencial gradual está sendo considerado. Mas ainda não há confirmação sobre o mesmo.

Sabe-se apenas que, para garantir a integridade da saúde dos alunos, quando ocorrer o retorno das aulas, a Secretaria de Educação adotará as medidas de segurança definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as ações, estão o uso obrigatório da máscara, aferição da temperatura, totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes na entrada das unidades de ensino, copos e toalhas de mão para uso individual dos alunos, face shield para professores e funcionários.

9. Itanhaém

Assim como em Guarujá, o retorno de Itanhaém está sendo  planejado para acontecer de forma híbrida –  com atividades presenciais e remotas. A retomada presencial ocorrerá a partir de fevereiro de forma gradual e escalonado e seguindo as orientações do Governo do Estado, porém com mais restrições em relação às fases, garantindo a segurança de todos.

Se acaso a situação da COVI-19 tiver algum retrocesso, a decisão pode ser adiada e as aulas acontecerão de forma remota.

Cronograma da vacina em Santos

Para quem ainda não sabe, o cronograma com a primeira fase da imunização contra a COVID-19 em Santos já foi divulgado. A campanha deve começar em 25 de janeiro e num primeiro momento é destinada a profissionais de saúde e também pessoas com idade a partir de 64 anos. 

Para conferir tudo sobre a vacina da COVID-19 em Santos, clique aqui!



Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://www.juicysantos.com.br/vida-013 Tic Brei/novidades-da-cidade/volta-as-aulas-2021-em-santos/

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥