Como dar um tapa no seu currículo para voltar a ter um emprego em 2021

Anelaria




Atualizar o currículo para se candidatar a um emprego

Um ano após o começo da pandemia, não são poucas as chances de que você esteja desempregado. Se não estiver, mas pensa em trocar de emprego em 2021, o primeiro passo é sempre o mesmo: atualizar o seu currículo.

O estranho ano de 2020 mudou a contratação de pessoas. Agora, por exemplo, é mais importante do que nunca ter habilidades de autogestão, saber render no home office e manter um bom networking digital. E seu CV deve deixar claro tudo isso.

Pergunte a si mesmo quais elementos escrito ali ainda fazem sentido e seja criativo. Essas dicas podem ajudar:

Deixe claras suas habilidades desenvolvidas durante a pandemia

Embora 2020 tenha sido um ano de sobrevivência, algumas pessoas conseguiram usar o tempo em casa para investir em aprender coisas novas. Se você é uma delas, isso deve aparecer no seu currículo.

Mas que tipo de habilidades? Vejamos. Um curso online com certeza conta. Mas um novo hobby complexo que requer grande atenção aos detalhes também pode ser um reforço dos seus pontos fortes, como concentração e facilidade de aprendizado. Até cuidados com a família podem ser vistos como um tipo de gestão de pessoas. Tudo depende de como você vai descrever essas coisas.

O segredo é ser curto e direto, descrevendo suas responsabilidades gerais sem dar detalhes pessoais. Lembre-se que você pode contar sobre o significado dessas experiências (traçando conexões com o cargo que você espera conseguir, claro) na entrevista de emprego.

Recrutador avalia currículos

Passando da triagem automática

A maioria dos sistemas de candidatura contam com robôs que buscam os candidato mais qualificados para uma vaga. Assim, os recrutadores nem têm acesso a tudo que recebem. É preciso atualizar seu currículo para que ele vença essa barreira.

Alguns bons truques de formatação para isso são evitar caixas de texto e rodapés, dividir as informações de maneira simples e concisa e atualizá-lo para cada vaga, usando as palavras-chave tiradas diretamente da descrição da vaga publicada.

Não deixe rombos no currículo

Seja honesto ao explicar lacunas no seu currículo. Você deve falar se pediu afastamento para cuidar de outras responsabilidades ou se foi cortado por causa de alguma redução de custos, por exemplo.

Recrutadores são compreensivos e valorizam a honestidade. Deixá-los com dúvidas sobre o porquê você ficou um tempo parado é um erro.

Tenha um bom currículo

Tenha sempre um portfólio atualizado

Se você é um cinegrafista, por exemplo, quem for te contratar tem que ter acesso a suas produções. O mesmo vale para escritores, fotógrafos, designers, etc. Além de um resumo de experiências, seu currículo deve servir como um meio de acesso a suas realizações. Sobretudo àquelas que têm relação direta com a vaga em que você está de olho.

Seu portfólio pode ser anexado junto com o currículo em um e-mail. Se você quiser algo mais discreto, deixe ele indicado nas informações profissionais com um link reduzido.

Qual o design certo para um currículo?

Um dos erros mais comuns que muitos candidatos podem cometer é encher de coisas “diferenciadas” os seus CVs. Não precisa enviar um arquivo de texto com letras e mais nada, mas tenha em mente que simplicidade é a chave. Um design de currículo minimalista, sem fonte ou floreios visuais exagerados mantém tudo bem organizado e sem distrações.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/como-dar-um-tapa-no-seu-curriculo-para-voltar-a-ter-um-emprego-em-2021

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥