9 letras dos Mamonas Assassinas que previram o futuro do Brasil

Anelaria




Entre as tragédias que marcam gerações, o acidente que vitimou os integrantes do grupo Mamonas Assassinas ocupa lugar de destaque. Sensação da música brasileira na metade dos anos 90, caso você seja da geração Z e não saiba, a banda deixou milhões de fãs pelo Brasil – e muitas letras cheias de previsões sobre o futuro.

Foi apenas um álbum gravado e lançado em 1995. Entre as faixas, várias baixarias carismáticas combinadas com muita guitarra e alusões a diferentes ritmos brasileiros. Você sabe de cor a maioria das letras, mas já prestou atenção nelas?

A seguir, apresentamos algumas previsões sobre o futuro do Brasil que podemos tirar das letras dos Mamonas Assassinas.

Mulher não se compra

Pos Paraguai ela não quis viajar
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci
Ela não quer usar
Eu não sei o que faço
Pra essa mulé eu conquistchar
Porque ela é lindia
Mutcho mar do que lindia
Very, very beautiful

Previsão: o papo de mulher interesseira que fazia sucesso antigamente já era. Não é comprando coisa cara ou patrocinando uma viagem que você vai conquistar ninguém. Nem por que a pessoa é linda, muito linda, que ela vai se impressionar com bens materiais. Tem que ter conteúdo.

Homofobia e padrões de beleza

Abra sua mente
Gay também é gente
Baiano fala: Oxente
E come vatapá
Você pode ser gótico
Ser punk ou skinhead
Tem gay que é Mohamed
Tentando camuflar
Alá, meu bom Alá
Faça bem a barba
Arranque seu bigode
Gaúcho também pode
Não tem que disfarçar
Faça uma plástica
Ai, entre na ginástica
Boneca cibernética
Um Robocop Gay

Previsão: é complicado passar uma mensagem contra a homofobia em uma música que satiriza gays? Sim. Mas foi importante falar que “gay também é gente” e que “não tem que disfarçar” numa época em que as pessoas ainda associavam gays automaticamente à AIDS? Muito. A música previu não só o fim de um monte de “piadas” com gays e uma era de conquistas de direitos pela comunidade lgbtqia+, mas também, vejam só, um padrão de beleza que faz sucesso atualmente (incluindo entre certos núcleos gays): o PADRÃOZINHO bem RoboCop, malhado e botocado.

A natureza não tem salvação

Totalmente beautiful as baleias no oceano
Nadando com graça, fugindo da caça
Dos homens humanos
O homem é corno e cruel
Mata a baleia que não chifra e é fiel

Previsão: nos anos 90, as baleias estavam sob grande risco e boa parte das mensagens pró-meio ambiente pregava sua preservação. Em vários lugares do mundo a pesca já era proibida, mas continuava acontecendo clandestinamente. Hoje, o mundo continua sendo destruído. Por que? O homem é o pior dos animais. Não só por ser corno, mas principalmente por ser cruel.

Você não vai se aposentar nunca

Money
Que é good nóis num have
Se nóis havasse nóis num tava aqui playando
Nós precisa de worká
Money
Que é good nóis num have
Se nóis havasse nóis num tava aqui workando
O nosso work é playá

Previsão: quem não tem dinheiro, não tem escolha. Você pode até conseguir comprar umas coisas para você e sua família, mas nunca vai poder parar de trabalhar. Essa é mais uma das letras dos Mamonas Assassinas com uma premonição sinistra do futuro: a aposentadoria virando artigo de luxo no Brasil.

De volta para minha terra

Depois desse sofrimento, a maior desilusão
Pra aumentar o meu lamento, foi-se embora meu jumento
E me deixou com as prestação
E hoje eu tô arrependido de ter feito imigração
Volto pra casa fudido, com um monte de apelido
O mais bonito é cabeção!

Previsão: São Paulo (os Mamonas eram de Guarulhos, um município vizinho) presenciou décadas seguidas de forte imigração nordestina. Nos anos seguintes, vimos uma saturação das oportunidades, e muita gente acabou sendo obrigada a voltar para sua terra sem atingir seus objetivos. A cidade ainda atrai muita gente de todo o Brasil, mas a tendência hoje é de desconcentração.

A alegria do trabalhador é shopping

Quando eu estou no trabalho
Não vejo a hora de descer dos andaime
Pra pegar um cinema do Schwarzenegger
Tombém o Van Daime
Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia

Previsão: o que o trabalhador gosta mesmo é de dar uma volta no shopping nos dias de folga. E consumir. Os anos Lula promoveram uma forte inclusão das classes mais baixas por meio do consumo. Os efeitos disso têm sido discutidos por especialistas até hoje. Mas nosso questionamento é: será que shopping center é a melhor opção de lazer que você tem?

Ser corno ou não ser

Soy un hombre conformado
Escuto a voz do coração
Sou um corno apaixonado
Sei que já fui chifrado
Mas o que vale é tesão…

Previsão: o amor tem coisas que podem ser difíceis de entender, mas temos que acreditar nele. Há relacionamentos que continuam funcionando depois de um chifre. Há outros que só funcionam porque todo mundo se chifra. O poliamor veio para provar é é possível ser corno e ser feliz.

Coronavírus e políticos idiotas

A polícia é a justiça de um mundo cão
Mês de agosto sempre tem vacinação
Na política o futuro de um país
Cala a boca e tira o dedo do nariz

Previsão: convenhamos, uma estrofe inteira com vacinação, polícia, mundo cão, política e dedo no nariz. Quem viu um jornal em 2021 já viu tudo isso junto na mesma notícia.

Lave seu pinto

Sabão cru-cru, sabão cru-cru
Não deixa os cabelos do saco
Enrolar com os do
*

Previsão: muitos antes que se soubesse (oficialmente) que homens não lavam as partes íntimas os Mamonas Assassinas já tinham letras defendendo a higiene. Lave seu pinto e evite o cu sujo, é o mínimo.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/9-letras-dos-mamonas-assassinas-que-previram-o-futuro-do-brasil

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥