7 animes e mangás que levam a moda a sério

Anelaria




Mangás e animes que levam a moda a sério

Em um universo em que é possível um personagem passar a vida toda usando calça jeans e uma camiseta vermelha – sim, estamos falando de você, Seiya- sem que ninguém se importe, qualquer respiro de estilo tem seu valor. Mas mais do que desenhar roupas bonitinhas, há mangás e animes que realmente se importam com a moda.

Seja com as roupas características de personagens principais muito marcantes e bem elaboradas, seja com outfits alternativos cheios de referências, há provas de que é possível misturar ação, aventura, drama e bons looks dentro desse universo.

Veja a seguir exemplos de personagens que se destacam ou de grupos inteiros que se vestem muito bem graças à própria relação de seus criadores com a moda. São os mangás e animes que levam a moda a sério.

Bakuman

Bakuman tem uma atenção especial à moda

O mangá sobre mangakas (os criadores de mangás) tem menos ação e aventura do que estamos acostumados. Os personagens têm dramas mais reais – e figurinos idem. As roupas são constantemente trocadas, as pessoas têm armários (!) e as peças são muito bem desenhadas, cheias de detalhes. Cada estilo representa as mudanças de características pessoais ao longo do tempo, ajudando na construção dos personagens.

Cowboy Bebop

Cowboy Bebop, ícone fashion

Um dos maiores exemplos da importância da moda no desenvolvimento das histórias. Cowboy Bebop apresenta personagens “desajustados” à sociedade cujas roupas servem para reforçar essa ideia, ressaltando suas personalidades. Spike, por exemplo, tem uma incapacidade de cumprir a lei e ao mesmo tempo um profundo senso de fazer o bem – o que pode ser visto em seu terno azul-marinho com camisa amarela desabotoada e gravata fina. O look é uma mistura de referências que vão de assassinos profissionais ao quimono tradicional japonês, passando por futurismo e até Bruce Lee.

JoJo’s Bizarre Adventure

JoJo's Bizarre Adventure é um dos mangás e animes que levam a moda a sério

A série é recheada de referências ao mundo da moda. Seu criador, Hirohiko Araki, homenagevou vários designers com seus personagens. Lang Rangler faz referência a Helmut Lang e Miuccia Muller lembra Miuccia Prada, por exemplo. Além disso, tudo que envolve o personagem Rohan Kishibe é pura moda. Ele está constantemente mudando de roupa, às vezes são vários looks em um único episódio. São ternos oversized, calças e uniformes acinturados e blusões variados que definem sua personalidade. Isso, combinado a suas mudanças na cor do cabelo, levou à criação, em 2011, de um spin-off em que Kishibe vira parceiro da Gucci.

Slam Dunk

Slam Dunk, um dos mangás e animes que levam a moda a sério

 

Sendo um mangá sobre basquete, era de se esperar que Slam Dunk tivesse um estilo muito característico. Além de muito sportswear, vários personagens exibem tênis basqueteiros de todos os tipos – desenhados com muito cuidado. Entre os modelos mais usados estão, claro, vários Air Jordans.

Akira

Akira, referência de estilo

Akira exerce até hoje uma influência imagética muito forte sobre toda a cultura pop – incluindo em termos de moda. O estilo “selvagens de motocicleta” de Kaneda e seus amigos mistura referências que vão de “Easy Rider” e a cultura americana dos 1950 até tracksuits e peças totalmente punk. O estilo do próprio Kaneda é tão notável que até mesmo quem não curte anime pode se lembrar do filme ao ver uma jaqueta de couro vermelha (ok, talvez depois de Michael Jackson). O peso é tamanho que designers como Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo já confessaram ter se inspirado em Akira para algumas de suas criações.

Dragon Ball

As roupas alternativas de Dragon Ball são ótimas

Pegue as roupas características de cada personagem, que já são incríveis, e some a isso outfits alternativos invejáveis e estilosos. Pronto, isso é Dragon Ball. Temos o Trunks do futuro com sua jaqueta, a roupa completa que Gohan usa para ir à cidade, o look do Androide 17 de jeans e camiseta, o boné para trás do Piccolo, o estilo casual do Goku antes da saga Cell, etc. Exemplos não faltam, basta rever e encontrá-los. Vai na fé, pode sair na rua inspirado em qualquer estilo desses que você não passará vergonha.

One Piece

One Piece já virou catálogo da Gucci

Outro caso em que os personagens têm roupas muito características (e algumas até possíveis de se copiar na prática). É notório o cuidado com mudanças de tempo e temperatura nas peças que cada um ali aparece vestindo. Isso já faz de One Piece um dos animes e mangás que levam a moda a sério. Mas a relação da obra com esse universo extrapola as publicações. Luffy e Zoro já viraram até modelos de catálogo da Gucci, em uma parceria lançada com a grife italiana em 2020.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/modamasculina/7-animes-e-mangas-que-levam-a-moda-a-serio

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥