10 hábitos que podem estar matando sua fertilidade

Anelaria




Guardar o celular no bolso da frente é um dos hábitos que podem prejudicar sua fertilidade

Se você pensa em ser pai algum dia, é bom cuidar da sua fertilidade. Só um médico vai conseguir dizer como ela está e o que você deve fazer, mas diversas pesquisas e estudos publicados nos últimos anos têm dado algumas dicas importantes. Principalmente sobre hábitos que podem prejudicar sua fertilidade.

São coisas que você faz todo dia e que, em si, não são tão danosas. Mas que, repetidamente e a longo prazo, podem estar diminuindo as chances de seus espermatozoides atingirem o algo na hora H.

Veja a seguir quais hábitos cotidianos podem prejudicar sua fertilidade e pense no que você pode mudar no seu dia a dia.

Deixar o celular no bolso da frente

Seu smartphone fica no bolso da frente da calça? Bem ali ao lado? Então saiba que alguns estudos têm estudado a relação entre a piora na qualidade do esperma desde o início do século XX e a popularização de aparelhos celulares.

A ideia é que o impacto da radiação da frequência eletromagnética emitida pelos telefones celulares e smarpthones podem estar afetando a produção de espermatozoides.

Dormir mal

Falta de sono pode prejudicar a fertilidade

Alguns estudos descobriram uma conexão entre dormir mal e em períodos irregulares e a infertilidade. Por enquanto, isso foi mais claro em mulheres – sobretudo enfermeiras que trabalhavam nos turnos da noite. Mas a mesma relação em homens não está descartada.

Os maus hábitos de sono também podem causar problemas de peso, tanto em homens quanto em mulheres. Estar um pouco acima da faixa de peso saudável pode levar a espermatozoides menos saudáveis ​​nos homens, como veremos mais abaixo.

Transar sem camisinha

Transar sem camisinha é definitivamente um dos hábitos que podem prejudicar sua fertilidade

Doenças sexualmente transmissíveis são a causa número um dos problemas de fertilidade que poderiam ser evitados. Males como a clamídia e a gonorreia, causadas por bactérias, diminuem suas chances de ser pai. Podem levar a inflamação nos testículos e no epidídimo, o local onde os espermatozoides ficam curando antes de estarem prontos para serem liberados.

Homens geralmente apresentam sintomas de DSTs imediatamente, então vá a seu médico assim que perceber algo estranho. Use camisinha e avise seu parceiro ou parceira se algo aparecer. Algumas DSTs podem colocar em risco a gravidez ou o bebê no nascimento.

Comer mal

Abusar do fast food é um dos hábitos que podem prejudicar sua fertilidade

Comer demais e abusar de comidas ultraprocessadas pode levar a problemas com seu peso. A cintura saliente aumenta a temperatura dos testículos, prejudicando a qualidade do sêmen. Além disso, comer mal pode provocar o aumento do açúcar no sangue. Existe uma teoria de que a insulina e a fertilidade estão conectadas, então isso provavelmente não é bom para a sua.

Outro problema é que excessos e farras de junk food geralmente são seguidos por dietas malucas, que não ajudam em nada a perder peso. Planeje suas refeições durante a semana, com calma e de forma equilibrada considerando os alimentos que você gosta. Faça atividades físicas regulares e possíveis. Quanto mais simples for o seu plano, maior a probabilidade de você conseguir segui-lo.

Passar muito tempo na academia

Crédito: Reprodução

Se manter ativo é a ideia. Mas exagerar na atividade física é um dos hábitos que podem prejudicar sua fertilidade. Estudos apontam que, entre homens, meia hora de exercícios diários já melhoram a condição do esperma. Se quiser mais que isso, tente limitar a atividade física intensa a cinco horas por semana.

E jamais pense em usar substâncias à base de testosterona, os famosos anabolizantes. Elas têm repercussões negativas sobre a capacidade fértil, reduzindo o número de espermatozoides e podendo até deixar um homem estéril.

Usar cuecas muito apertadas

Cueca apertada pode ser um problema para a fertilidade

Um estudo realizado  descobriu que homens que usam cuecas mais largas possuem maior concentração de espermatozoides. A pesquisa aponta que determinados tipos de cueca muito apertadas podem inibir a produção de espermatozoides.

As análises mostraram que homens que usam samba-canção tinham menos hormônios folículo estimulantes (FSH). Este hormônio está relacionado com a sinalização de quando o corpo necessita intensificar a produção de espermatozoides.

Não passar o fio dental

Não passar fio dental pode ser um hábito prejudicial à fertilidade

Se é que precisava de mais uma, aqui está outra boa razão para não deixar de usar o fio dental esta noite. De acordo com um estudo, pessoas que sofrem de problemas dentários como gengivite e doenças periodontais (na gengiva em geral) têm maior probabilidade de enfrentar problemas de infertilidade.

A pesquisa aponta que pessoas com disfunção erétil e baixa contagem de esperma também têm maior probabilidade de sofrer de problemas gengivais. Então capriche.

Usar muitos produtos químicos

Produtos químicos podem estar prejudicando sua fertilidade

Detergentes, sabões, sacos plásticos e outros produtos químicos que você usa todos os dias podem estar prejudicando sua fertilidade. De acordo com vários estudos, substâncias presentes em suas composições bagunçam os hormônios que regulam a fabricação de espermatozoides. Além disso, nanoplásticos no ambiente podem causar infertilidade.

Não se conhece ainda quais são os elementos específicos capazes de comprometer a produção dos gametas masculinos. Mas evite o contato exagerado por tempo prolongado e a inalação de produtos químicos, sempre.

Fumar, beber ou usar drogas demais

Cigarro em excesso: perigo para a fertilidade

Beber socialmente e com moderação provavelmente não é um hábito que vai prejudicar sua fertilidade, mas beber muito pode causar danos. Uma pesquisa avaliou que o sêmen de homens alcoólatras contém menos espermatozoides normais e saudáveis do que o dos não bebedores.

O cigarro também é maléfico nesse sentido. Nos homens, fumar diminui a qualidade do sêmen e leva a níveis hormonais anormais. Isso significa que, se sua fertilidade já estiver no limite, o cigarro pode ser a última coisa a empurrá-lo para a categoria “infértil”. O mesmo vale para cocaína, maconha e outras substâncias.

Tomar uma pancada

Pancadas com certa frequência podem prejudicar sua fertilidade

Não é todo dia que você vai levar uma bolada no saco ou tomar um chute não intencional do seu filho durante uma brincadeira. E traumas leves na região não têm repercussão na linha de produção dos gametas. Mas se você, sabe-se lá por que razão, tem como costume tomar umas pancadas na região escrotal com frequência, cuidado. Esse pode ser um dos hábitos que prejudicam sua fertilidade.

Mas se o choque for muito intenso, cuidado. Há risco de ocorrer uma ruptura dos tecidos que recobrem os testículos, o que prejudica a linha de produção. Se acontecer algo e o incômodo e o inchaço não passarem logo, vá direto ao pronto-socorro.

Anelaria

FACEBOOK | INSTAGRAM


Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/bemestar/10-habitos-que-podem-estar-matando-sua-fertilidade

Compra garantida pelo Mercado Pago


  • Sem produtos na sacola.
Iniciar conversa
Se precisar, 🔥